Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cduriotinto



Quarta-feira, 09.01.19

MAIS UMA SUBIDA NO PREÇO DA ÁGUA

Em Gondomar, o custo de vida continua a aumentar em bens essenciais à população.

O PS na Câmara, num ano, aumentou o IMI, as taxas dos RSU e o tarifário da água.
No ano que se vai iniciar, os gondomarenses vão ter um novo aumento da água.
É caso para se dizer que a maioria PS na Câmara Municipal está mais preocupada com os lucros da Águas de Gondomar do que com as dificuldades económicas sentidas pelos gondomarenses.
 
Ao permitir este aumento da água proposto pela empresa concessionária, a Câmara vai ignorar completamente o parecer da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) que diz “[…] que a revisão apresentada não cumpre o disposto no contrato de concessão em vigor […]” e que “[…] é entendimento desta entidade reguladora que existem indicações relevantes de que o tarifário resultante do 2º aditamento (ao contrato de concessão entre a Câmara Municipal de Gondomar e a Águas de Gondomar) não configura um real equilíbrio económico e financeiro da concessão ao não refletir nas tarifas a aprovação de um subsídio ao investimento não previsto no caso base.”
Ou seja, o que se pretende é que a Águas de Gondomar faça reflectir no preço da água o financiamento público que obtém num quadro de referência comunitário reduzindo o preço da água em 1,95% em vez de o aumentar, como tem vindo a fazer desde 2014.
Aliás, neste ponto, “[…] a ERSAR entende fundamental recordar da necessidade de esclarecer o valor e devolução dos montantes cobrados indevidamente nos anos de 2014 e seguintes (…) situação para que alertou a entidade gestora no seu parecer sobre proposta de atualização tarifária para o ano de 2018.”
Resta-nos saber de que lado estará a maioria PS no Executivo da Câmara de Gondomar. Que valor dará a este parecer da ERSAR. Que valor dará aos gondomarenses que lhe confiaram a gestão da Câmara.
A posição da CDU, as suas denúncias e propostas sobre esta matéria são conhecidas. Por isso, é mais que certo que a CDU votará contra esta proposta de aumento da água, como votou contra os aumentos verificados este ano. É preciso parar com esta carestia da vida em Gondomar. Até porque, como também é visível, este esforço a que os gondomarenses são obrigados não se tem convertido em mais investimento para o concelho de Gondomar que continua a ser um dos menos desenvolvidos da área metropolitana do Porto.
 
Lutando por um presente e um futuro melhores para todos os gondomarenses, a CDU deseja a todos Boas Festas natalícias.
 
Texto de autoria de Olinda Moura, publicado no Vivacidade, Dezembro 2018 - AGORA GONDOMAR
 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cduriotinto às 00:08



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

GABINETE CDU - GONDOMAR


EM DEFESA DOS CTT