Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Realizou-se este domingo, 17 de setembro, a iniciativa da CDU “NA ROTA PELAS QUINTAS DE RIO TINTO”.
Esta foi mais uma oportunidade de conhecer a freguesia que temos atualmente e pensar que Rio Tinto queremos para o futuro. Como alguns participantes referiram, “passamos por aqui quase todos os dias e nem nos apercebemos que há estas quintas todas”.
A descoberta e (re)conhecimento do património e história desta freguesia foram o mote para a iniciativa. A história de Rio Tinto está intimamente ligada às suas quintas, elementos patrimoniais e paisagísticos muito comuns no território. Mas que nos últimos anos, inclusive com a atual maioria da Câmara Municipal de Gondomar, temos vindo a perder irremediavelmente.
Porque sentimos que ao longo dos anos se mantém a ausência de uma política municipal e local que assuma, de forma consistente, a defesa e valorização do património de Rio Tinto, a CDU propõe-se a:
* Criar o roteiro do património histórico de Rio Tinto, que inclua a passagem por quintas e património construído ligado ao rio;
* Potenciar o património cultural material e imaterial, valorizando a história de Rio Tinto e os Riotintenses;
* Exigir, junto da Câmara Municipal e do Poder Central, a preservação do nosso património material (moinhos, levadas, azenhas e quintas) e imaterial (tradições ligadas ao rio Tinto);
* Impedir a perda de mais elementos arquitetónicos ligados à nossa identidade local;
* Tudo fazer, junto das entidades competentes, para que a devolução das pedras do moinho das Perlinhas seja efetivada.
Defender a nossa identidade e a nossa Cidade é também promover o nosso património.
A CDU assumiu este compromisso com Rio Tinto e com os riotintenses!
QUE SEJA AGORA!
A MUDANÇA EM RIO TINTO!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.