Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cduriotinto



Terça-feira, 26.04.11

PLANO PORMENOR DE RIO TINTO

Rio Tinto continua a ser tratado de uma forma pouco clara face à sua dimensão e à importância que tem para o Concelho de Gondomar.

A CDU tem denunciado por várias formas muitos desses atropelos aos interesses da Freguesia, no entanto não tem sido acompanhada por quem devia dar a cara face a certas malfeitorias.

Agora temos mais uma que não irá ajudar em nada a melhoria da qualidade de vida dos riotintenses, principalmente a nível ambiental. Trata-se do Plano Pormenor do Centro Cívico de Rio Tinto, aprovado pela Câmara Municipal de Gondomar no passado dia 7 de Abril.

 

De acordo com a proposta de Plano de Pormenor do Centro Cívico de Rio Tinto ficamos a saber que no terreno do antigo Mercado serão construídos quatro grandes blocos habitacionais, enquanto o Fórum Cultural ficará “entalado” entre a Linha do Metro e a Avenida do Rio.

A sua aprovação pode ter deixado alguns surpreendidos, não é o caso da CDU, que constantemente alertou para aquilo que podia vir a acontecer, além de sempre ter sido contrária à demolição do mercado de Rio Tinto, porque tudo indicava que a sua demolição estava conectada a interesses ligados à especulação imobiliária.

De acordo com a Proposta, o Fórum Municipal irá situar-se numa zona que tem diversas condicionantes, entre as quais avulta a existência de importantes linhas de água e de zonas inundáveis, para alem de comprometer outras importantes vertentes para o desenvolvimento desta zona da cidade:

– A criação de um parque urbano, permitindo um “continuo verde” desde a Quinta das Freiras até ao Parque Oriental do Porto;

– O desentubamento do rio Tinto entre a Avenida da Conduta e o Centro de Saúde;

– A requalificação e renaturalização das margens do rio Tinto e da ribeira da Castanheira;

– O ordenamento das matas e o aproveitamento dos pequenos núcleos rurais ainda existentes no espaço central da freguesia;

– A valorização e aproveitamento do património construído, designadamente na zona da Levada.

A CDU abordou este assunto na Assembleia realizada em 21 de Abril, onde o Presidente ficou algo surpreso pela denúncia???

Tendo em conta a gravidade e o desvio ao que estava há muito previsto, apresentamos uma PROPOSTA que foi a provada por maioria, tendo havido três absteções.

 

CDU – Rio Tinto

Abril 2011

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cduriotinto às 09:52



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

GABINETE CDU - GONDOMAR


EM DEFESA DOS CTT


adermacchado