Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cduriotinto



Sábado, 19.06.10

Rio Tinto na Assembleia Municipal de Gondomar

A cidade de Rio Tinto esteve em evidência na última Assembleia Municipal de Gondomar de 16 de Junho e mais uma vez graças à intervenção do grupo Parlamentar da CDU.

A CDU abordou e falou sobre vários problemas que preocupam os riotintenses. Um deles é o que diz respeito ao rio Tinto, problema que dura há muitos anos e que vê a sua situação a agravar-se de dia para dia. Muitas têm sido as promessas políticas, tal como os estudos encomendados a vários organismos e instituições, ... mas que duram o tempo suficiente até que caiam no esquecimento.

 

Nesse sentido os deputados da CDU apresentaram e puseram à discussão, vários documentos respeitantes a problemas concretos da nossa cidade.

Foi apresentada uma Proposta de Recomendação sobre a ETAR de Rio Tinto, que para além de alguns considerandos ao Aditamento ao Contrato de Concessão da Exploração e Gestão dos Serviços Públicos Municipais da Abastecimento de Água e Saneamento, chama a atenção para importantes pormenores, como por exemplo a previsão no novo Plano de Investimentos, de um investimento de cerca de 3,5 milhões de euros em benfeitorias na ETAR do Meiral. No entanto há pareceres de técnicos avalizados, que defendem como solução mais vantajosa o encaminhamento do esgoto para a ETAR do Freixo, uma vez que o investimento na Etar do Meiral iria ser um desperdício, visto esta estar técnica e ambientalmente ultrapassada.

A CDU chama a atenção na mesma Proposta pelo facto de o Município ter prescindido de Fundos Comunitários, que foram canalizados para a ETAR do Freixo, assim a autarquia gondomarense tem toda a legitimidade para reclamar das Águas do Porto SA o recebimento de todos os esgotos da bacia do rio Tinto, pagando naturalmente os custos do tratamento desse afluente.

Também foi apresentado um Pedido de Informação referente à reparação dos estragos causados no leito do rio Tinto e zonas envolventes, uma vez que já passaram mais de 6 meses desde as cheias de 22 de Dezembro e a situação mantém-se quase inalterável.

A CDU deu como exemplo, as situações junto ao Centro de Saúde, Zona da Levada, a reparação do colector de esgotos, a reconstrução da cascata e do pontão, assim como a reconstrução do talude de suporte à Rua Actor Mário Viegas.

A CDU é a única força que coerentemente aborda as lutas das populações, seja em que circunstância for e que não vacila nos intervalos entre eleições, mantendo a sua postura de constante abordagem dos problemas concretos que afectam e preocupam as pessoas.

Para além dos dois assuntos desenvolvidao, houve outro Pedido de Informação, sobre o Plano Pormenor do Centro Cívico de Rio Tinto.

Por último destacar que a Proposta de Recomendação foi aprovada por maioria.

 

Rio Tinto, 19 Junho 2010

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cduriotinto às 19:29



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.