Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cduriotinto



Quinta-feira, 02.10.08

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE RIO TINTO

Realizou-se no dia 26 de Setembro mais uma Assembleia de Freguesia Ordinária.

A Ordem de Trabalhos, foi iniciada como o costume, Período reservado ao Público, em intervieram três pessoas ligadas ao mercado de Rio Tinto, seguiu-se o Período antes da Ordem do Dia.

No período da Ordem do Dia, para além da aprovação das Actas e do Relatório de Actividades pouco mais havia para tratar e discutir não fosse a CDU ter tomado a iniciativa de propôr em reunião de líderes que fossem agendados dois temas de grande importância e interesse para Rio Tinto e a sua população.

Um referia-se à situação do encerramento do Mercado de Rio Tinto, previsto para o próximo dia 15 de Outubro, o outro referia-se à prometida Rede Interna de Transportes para Rio Tinto.

O assunto sobre o mercado de Rio Tinto foi aceite pelos partidos presentes na reunião, já o que dizia respeito aos transportes, não teve a mesma sorte. No entanto a CDU valendo-se dos direitos que a lei lhe confere, tratou de proceder legalmente e ao abrigo da da alínea a) do n.º 1 do artigo 87.º da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, com a redacção dada pela Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro, solicitando ao Sr. Presidente da Assembleia o seu agendamento.

Recebida a Convocatória, os eleitos da CDU ficaram surpreendidos com a não inclusão no Período da Ordem do DIa do ponto sobre os transportes internos. Tal decisão, levou a CDU a ler uma "Declaração Política" na durante a Assembleia. Naturalmente que esta não foi bem recebida pelo Sr. Presidente da Assembleia de Freguesia...

Todos sabemos que a questão dos transportes não tem grande interesse que seja discutido, uma vez que é um assunto que incomoda o Partido Socialista, pelo motivo de o Sr Presidente Marco Martins ter apresentado em conferência de imprensa a tal Rede Interna de Transportes, como uma certeza, agora descartada pela Câmara Municipal de Gondomar.

Passou-se ao assunto relacionado com o mercado de Rio Tinto em que foram lidas duas Moções, uma apresentada pelo PS, a outra foi elaborada pela CDU. De salientar que a Moção apresentada pela nossa bancada foi uma Moção com mais conteúdo e argumentos. Explicando melhor, a Moção da CDU, não tinha truques e chamava a atenção para a importância que tem em todo este processo a questão do Plano Pormenor para aquela zona, pelo facto de este nem sequer estar ainda em discussão pública, no entender da CDU não se compreende como se começa um projecto ao contrário, ou seja as coisas têm que ter os seus trâmites normais, discussão pública, aprovação e depois sim dar andamento ao que for apresentado publicamente.

As duas moções foram aprovadas por unanimidade.

Mais algumas notas sobre esta Assembleia: a de que o líder do PSD a certo momento ao referir-se à questão da Rede Interna, ter declarado que a questão dos transportes era assunto do passado... que não voltariam ao assunto!?!? mas o PSD nunca este empenhado nem interessado na situação!

E o apelo feito pelo BE, para que todos se deslocassem à Assembleia Municipal de Gondomar, para darem mais força à luta dos feirantes e comerciantes do mercado de Rio Tinto... todos concordaram... A CDU esteve presente, os dois eleitos estiveram na Assembleia Municipal, solidários com as suas reivindicações.

De seguida foram foram discutidas e votadas as Actas e o Relatório de Actividades, quinze minutos... isto para salientar que se a CDU não fizesse propostas para tratar dos assuntos referidos acima, a Assembleia que devia tratar de coisas importantes, ficava-se por ali.. 15 minutos para discutir assuntos de uma Freguesia que tem 60.000 habitantes...

 

(A Declaração Política e a Moção sobre o Mercado de Rio Tinto, podem ser lidas na ínterga em  POSIÇÕES CDU)

 

Rio Tinto, 2 Outubro 2008

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cduriotinto às 11:36



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.