Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cduriotinto



Quarta-feira, 20.08.08

REDE INTERNA DE TRANSPORTES PÚBLICOS EM RIO TINTO NÃO PASSOU DE UM EMBUSTE DO PRESIDENTE DA JUNTA!

NOTA PÚBLICA

1. A recusa da Câmara de Gondomar em delegar na Junta de Freguesia a criação de uma rede interna de transportes públicos em Rio Tinto é o epílogo do embuste gizado em Janeiro de 2007 pelo presidente da Junta, Sr. Marco Martins, para desmobilizar a luta da população contra a supressão de carreiras e alterações na rede da STCP impostas pela respectiva administração, em obediência aos ditames do Governo Sócrates/PS, tal como a CDU de Rio Tinto denunciou na ocasião. Com efeito, em Janeiro de 2007, quando existiam lutas da população em Rio Tinto contra a alteração das carreiras da STCP, o presidente da Junta de Freguesia apressou-se a convocar com “grande pompa e circunstância” uma conferência de imprensa onde anunciou que tinha a solução para o problema dos transportes dos riotintenses – a rede interna de transportes públicos!

2. A CDU condena o facto do PS e do BE, coligados na Junta de Freguesia de Rio Tinto, terem andado durante um ano e meio a entreter os riotintenses com a promessa de uma rede interna de transportes públicos sem que tivessem obtido garantias para a sua concretização, quer junto da Câmara de Gondomar e do Ministério das Obras Públicas, Transportes e Comunicações quer junto da STCP. É caso para dizer que o PS e o BE andaram a “vender gato por lebre” aos riotintenses.

3. Percebe-se agora melhor porque o PS nunca quis discutir, seriamente, na Assembleia de Freguesia de Rio Tinto essa proposta do presidente da Junta e porque este tem ignorado os diversos pedidos dos eleitos da CDU para que lhes fosse fornecida toda a documentação técnica referente a esse dossier. Assim como se percebe que o presidente da Junta de Freguesia de Rio Tinto nunca tenha usado a sua condição de deputado municipal para exigir da Câmara de Gondomar que consultasse a Assembleia Municipal sobre o projecto.

4.  Ao rejeitar a discussão democrática e o envolvimento das outras forças políticas na procura de soluções para a falta de transportes públicos em muitos lugares da freguesia, em quantidade e qualidade, o presidente da Junta e a coligação PS/BE tiveram receio que os riotintenses descobrissem que não tinham um projecto sólido e aceite pelas entidades intervenientes neste tipo de processos.

5.  A CDU vai insistir para que a Assembleia Municipal de Gondomar e a Assembleia de Freguesia de Rio Tinto analisem os motivos invocados pela Câmara de Gondomar para rejeitar a delegação de competências na Junta de Freguesia de Rio Tinto com vista à criação da rede interna de transportes públicos e exijam do Executivo Municipal que insista com a STCP para que esta empresa aumente e melhore a sua rede de carreiras que serve Rio Tinto.

Rio Tinto, 18 de Agosto de 2008
CDU/Rio Tinto

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cduriotinto às 21:07



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.