Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cduriotinto



Sexta-feira, 23.12.16

LIXEIRA A CÉU ABERTO, JUNTO AO CEMITÉRIO DA TRIANA – RIO TINTO

Lixo na Triana - 1 (3).jpg

A CDU levou à Assembleia de Freguesia de Rio Tinto – 19 de Dezembro 2016 – a questão da lixeira nos terrenos que circundam o cemitério da Triana e que dura há muitos anos.

Não foi a primeira vez que abordamos este assunto do lixo depositado nos terrenos adjacentes ao cemitério, que é essencialmente oriundo de obras de construção civil e de limpezas domésticas, etc., etc..

Voltamos a falar do assunto, por continuamos preocupados por não haver até agora, algo que indicie o fim da lixeira a céu aberto por partes das instituições responsáveis do Concelho e voltamos a fazê-lo porque nos chegou a informação que estavam a ser levados a cabo novos descarregamentos.

 

Uma vez que o terreno inicial está saturado, agora começou a ser feito através de uma entrada do terreno para onde irá ser ampliado o cemitério. Só que desta vez, além dos habituais resíduos, estavam a ser depositados outros referentes a cemitérios e de limpeza urbana.

Por lá podia ver-se, restos de madeira de caixões e respectivas pegas, cruzes, lápides, floreiras, bocados de mármore, etc., etc... além de relva e folhas, provavelmente de limpeza urbana e de outros locais, provavelmente de limpeza de terrenos particulares.

Assim, levantamos na Assembleia de Freguesia, onde a CDU apresentou uma Proposta de Recomendação, no sentido de que a Junta de Freguesia tomasse as devidas precauções e que fosse feita uma limpeza urgente, não apenas dos resíduos referidos, mas de toda a envolvente do cemitério.

A Proposta de Recomendação foi aprovada por maioria – CDU, PSD, BE e CDS – uma vez que a bancada do PS optou pela abstenção…

A nossa intervenção deu frutos, pois a Junta de Freguesia procedeu à limpeza, logo no dia seguinte, embora a primeira vez que o fizeram, não tenha sido de forma mais feliz, pois foi empurrado o lixo pelo morro abaixo, em direcção à linha do comboio.

De imediato contactado o Sr. Presidente da Junta a expor de novo a questão, tendo o processo de limpeza prosseguido, mas de forma diferente, uma vez que o lixo comçou a ser removido, e não empurrado.

Vamos continuar esta luta, até que o lixo seja retirado, com a finalidade que seja dado a este equipamento, a dignidade que realmente merece.

A melhoria e limpeza do local diz respeito a todos, tanto os que habitam na Triana, como quem o visitam noutras circunstância…

Provavelmente este será o único cemitério do país, que está cercado de uma lixeira a céu aberto. Existem os que estão rodeados de árvores, de relva e até de habitações. De lixos é que não.

A Luta vai continuar!

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cduriotinto às 00:48



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




adermacchado