Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cduriotinto



Quarta-feira, 04.09.13

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE RIO TINTO (ÚLTIMA)

Realizou-se ontem – 3 de Setembro – a última Assembleia de Freguesia de Rio Tinto. Uma sessão que serviu para a maioria dos eleitos fazerem as despedidas, tendo em conta o final de mandato.

A CDU também fez um balanço sobre as 18 assembleias realizadas. Depois abordou um assunto de interesse para as populações e para o País. Falamos dos incêndios, das suas consequências, e da perda de vidas humanas.

Apresentamos uma Moção de solidariedade para com as instituições e as famílias dos bombeiros desaparecidos nos combates aos fogos, que foi aprovada por unanimidade. No final foi cumprido um minutos de silêncio, por nossa iniciativa.

 

INTERVENÇÃO SOBRE OS FOGOS

Nos últimos tempos a questão dos incêndios tem dominado a maioria dos noticiários em Portugal e tem sido tema de muitas conversas, devido à destruição da nossa floresta, mas essencialmente devido à perda de vidas humanas.

É evidente que as condições climatéricas têm contribuído para que o País esteja a ser devastado, mas há muitas outras situações que originam esta catástrofe, que nos torna ainda mais pobres a cada dia que passa.

O PCP há muito que pugna por aquela que constituirá a mais importante medida preventiva dos fogos florestais: o Reordenamento Florestal, há muito que defende que não basta legislar sobre “a floresta contra incêndios”, e que é absolutamente indispensável clarificar quem fiscaliza, quem notifica e quem faz cumprir a legislação.

 

Sustenta igualmente que é absolutamente necessário inverter a lógica actual e as prioridades que levam a que haja mais orçamento para o combate do que para a prevenção.

Face à dramática situação resultante dos graves acidentes ocorridos – que não compadecem com as habituais declarações da parte dos Governos sobre as condições climatéricas e de terreno e a “adequação” do dispositivo -– o PCP deixa claro que considera inadmissível que haja bombeiros a combater fogos sem o respectivo e completo equipamento de protecção individual.

Esta situação é na realidade uma situação muito grave e que deve preocupar todos, tendo em conta as graves consequências para o pais, para as populações e para as corporações de bombeiros. Só nos últimos 15 dias arderam o equivalente a sete cidades de Lisboa.

Muitos vêm arder e desaparecer os únicos meios de subsistência, perdendo em certos casos anos e anos de trabalho e que dificilmente voltarão a reaver, isto no que diz respeito às habitações.

No caso da floresta voltarão a ser atiradas sementes que farão crescer novos arvoredos e vegetação ao fim de alguns anos e mesmo as habitações poderão vir a ser reconstruídas com muita dificuldade...

O mesmo não se poderá dizer relativamente às vidas que se perdem para sempre. Num curto espaço de tempo perderam-se 6 vidas, na sua maioria jovens (há algumas horas tomámos conhecimento da 6ª vítima), de entre os milhares de efectivos que combatem os fogos.

Qualquer desaparecimento de vidas humanas é doloroso, causa dor a qualquer um, no entanto o desaparecimento de bombeiros, tem na nossa opinião um sentimento diferente, uma vez que se trata de pessoas que estão no terreno com a missão de salvar vidas.

São homens e mulheres que ao cumprirem esse objectivo, põe em causa não só a sua vida, mas também em muitos casos a subsistência dos seus...

Quero em nome da CDU deixar uma sentida homenagem a todos os bombeiros e suas corporações, mas também às populações que têm sofrido e muito com este drama que está a assolar o País.

Assim, solicito ao Sr. Presidente que permita que esta Assembleia faça um minuto de silêncio em homenagem a todos os bombeiros desaparecidos no combate aos indêndios. (no final da Moção que lerei seguidamente), isto se o regulamento o permitir...


Rio Tinto, 3 de Setembro de 2013

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cduriotinto às 00:45



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Que Seja Agora!


CANDIDATURA DA CDU


CONFIANÇA NA CDU

adermacchado

FESTA DO AVANTE 2017


ENCONTRO DISTRITAL 2017

adermacchado

!.º de Maio


96º ANIVERSÁRIO PCP


COMÍCIO ANIVERSÁRIO