Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cduriotinto



Segunda-feira, 01.07.13

APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA DA CDU À JUNTA DE FREGUESIA DE RIO TINTO


Conforme o previsto, realizou-se no passado sábado no Centro Cultural de Rio Tinto a apresentação da candidatura da CDU à Junta de Freguesia de Rio Tinto. Sala repleta para ouvir em primeiro lugar a mensagem da mandatária Cristina Nogueira, que foi lida pela Maria João. Segui-se a intervenção pela companheira dos Verdes, Jacinta Pereira. O candidato à Câmara Municipal de Gondomar Joaquim Barbosa foi o seguinte orador. A finalizar a parte de intervenções, foi a vez de Adérito Machado, candidato à presidência da Junta de Freguesia. Fica aqui a sua intervenção:

Boa noite a todos os presentes,

As minhas primeiras palavras são de agradecimento a todos os presentes, pela disponibilidade que tiveram em vir a esta iniciativa, que tem como finalidade apresentar a lista da CDU que irá concorrer à Junta de Freguesia de Rio Tinto.

 

Também uma palavra de agradecimento aos camaradas e amigos que não puderam estar connosco pelos mais variados motivos, alguns dos quais enviaram mensagens de apoio, que servem de incentivo, para dar continuidade ao trabalho por nós realizado...

Sejam bem-vindos os meus amigos, os amigos dos candidatos e os amigos da CDU. Que não fazendo parte de nenhum dos partidos que compõem a Coligação Democrática Unitária, fizeram questão de comparecer. É para nós uma honra a vossa presença!

Contamos convosco para que promovam a divulgação desta candidatura. Em contrapartida, podem contar connosco no sentido de combater as injustiças, tanto locais, como nacionais que nos têm sido imposta pelos actuais governantes. (que foram há momentos realçados pela Jacinta Pereira e pelo meu camarada Joaquim Barbosa).

Quero também dizer que sinto um certo orgulho por ser escolhido mais uma vez como candidato à presidência da Junta de Freguesia de Rio Tinto e ter como companheiros todos aqueles que fazem parte desta lista. Obrigado pela confiança em mim depositada.

 

Camaradas e amigos,

Na sua maioria os presentes estão a par do trabalho que é realizado pela CDU e do empenho que temos quando governamos ou quando representada pelos seus eleitos.

Nesta Coligação há um compromisso que visa essencialmente a defesa das populações e um olhar constante contra o ataque que é feito diariamente aos serviços públicos essenciais e ao Estado social, que muita mossa tem causado a milhares de portugueses e claro aos riotintenses… onde a pobreza é uma realidade!

Aqui não procuramos arranjos de vida. Nem altos voos. Procuramos isso sim, fazer o melhor que sabemos e podemos, procuramos responder ao anseio das pessoas, com propostas exequíveis, colocando de parte a demagogia e o ar hipócrita que é apanágio de alguns candidatos com quem nos cruzamos por todos os lados, seja física ou através de meios de propaganda que na minha opinião, chocantes, tendo em conta os meios financeiros que envolvem.

Levamos a voz das pessoas à freguesia, que transita para o município e em certos casos chega à Assembleia da República. É essa a nossa única promessa. É este o nosso compromisso com toda a população.

Rio Tinto é uma freguesia que tem graves problemas como qualquer outra grande cidade. É uma terra onde o ambiente é muito mal tratado e desrespeitado. Para isso bastava falar um pouco do seu rio para chegar à conclusão de que de facto é verdade... as ligações clandestinas duram há demasiado tempo, há mais tempo que o entubamento, no entanto ambos são métodos que deviam merecer um empenho de verdade de todos os autarcas, seja a nível da freguesia, seja a nível do município.

Outro dos assuntos que nos devem preocupar é a questão do Fórum Cultural de Rio Tinto, que faz parte integrante do Plano Pormenor aprovado pela Câmara em 7 de Abril de 2011.

O tema foi interrompido há dois anos, mas segundo notícias está de volta... não estou a par das sondagens, mas ao que parece há alguém que já anda à procura de emprego e de preferencia na área da construção civil...

O mercado de Rio Tinto foi demolido com o intuito de ali ser construído o Fórum Cultural, não podemos deixar que avancem com um projecto que é contrário ao que disseram aos comerciantes e à população... já para não falar do objectivo de permuta, que é construir o Fórum em cima do antigo leito do rio a fim de erguer algumas torres no lugar do antigo mercado.

Não vos tomarei muito mais tempo, sem que antes vos faça um apelo:

Todos os dias ouvimos dizer mal dos políticos. “São todos iguais” é a conjugação mais ouvida nos transportes públicos, no café ou durante as visitas que realizamos.

Muitas dessas pessoas dizem-no, porque se sentem enganadas, frustradas e desiludidas... e sentem que estão a ser empurradas para situações preocupantes. Até certo ponto têm razão, mas não em relação à CDU... os nosso objectivos e projectos nada têm a ver com a política da direita, nem com outros que agora assobiam para o ar, como se nada fosse da sua responsabilidade.

Também não podemos, nem devemos dissociar a eleição para a Junta de Freguesia da Câmara a Municipal. É muito importante e fundamental que o Joaquim Barbosa faça parte da Câmara Municipal no próximo mandato. Seja como presidente ou como Vereador.

Estamos confiantes num bom resultado da CDU em Rio Tinto.

Estou certo que os presentes irão votar CDU. Agora precisamos de mais! Cabe-nos a todos esclarecer e dizer às pessoas que se sentem enganadas que na CDU há políticos bem diferentes dos outros. São políticos honestos e trabalhadores.

Termino, agradecendo a vossa presença e desejos de continuação de bom fim de semana.

––––––––––

Como sempre acontece nas apresentações da CDU, houve momento de cultura que estiveram a cargo de membros e amigos da CDU. Primeiro foi Onofre Varela, lendo poesia de vários autores, seguido de João Teixeira, que cantou Zeca Afonso e Adriano Correia de Oliveira, terminando com a Grândola Vila Morena, cantada por todos os presentes, com alegria e muita confiança de que os riotintenses saberão reconhecer o trabalho realizado pela CDU.

 

Viva Rio Tinto! Viva a CDU!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cduriotinto às 23:33



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




adermacchado