Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cduriotinto



Segunda-feira, 29.04.13

ASSEMBLEIA DE FREGUESIA DE RIO TINTO

Realizou-se no passado dia 22 de Abril a Sessão Ordinária da Assembleiade Freguesia de Rio Tinto. Tendo sido a primeira realizada no presente ano de 2013.

A CDU iniciou a sua intervenção abordando o problema dos transportes públicos de passageiros, tendo em conta as sucessivas alterações, que tem sido feitas à revelia dos utentes, que passam por alterações das linhas até à extinção de títulos de transporte, como é o caso do Rede Geral, que agora não dá aceso aos transportes privados, embora façam parte do sistema intermodal... tal como a STCP!

O término dos monomodais, origina que as pessoas tenham que adquirir o Andante e cingir-se ao sistema modular, que acaba por ter influência na mobilidade dos cidadãos, para além disso há um aumento substancial nos preços e uma redução na oferta.

Foi salientada  alteração ao percurso do 804 que deixou a Av. da Conduta e foi sobrepor-se ao ao 800 e 801 na Av. D. João. Também a nova linha 12 entre o Hospiatl de S. João e o Seixo que serve Rio Tinto, que entrou em circulação, mas que não é abrangida pelo sistema monomodal, uma vez que a adesão foi solicitada só depois de entrar em funcionamento, que é incompreensível.

A forma como foi comunicado o fim dos monomodais, não foi a melhor. Foi publicitada do sítio da internet da Empresa de Transportes de Gondomar e em comunicado colocado no interior dos seus veículos, que dizia o seguinte: (…) Por decisão ABUSIVA E UNILATERAL da STCP, a partir de 1 Abril, os títulos monomodais da stcp (ocasionais e assinaturas de rede Geral STCP) deixarão de ser válidos nas linhas da ETG. (…)

 

A CDU apresentou uma Proposta, que apelava ao entendimento das partes, relativamente ao titulo Rede Geral, onde era igualmente solicitada informação relativamente à decisão, já que ambas fazem parte do sistema intermodal que abrange quase toda a Área Metropolitana do Porto. A referida Proposta foi aprovada por unanimidade.

De seguida apresentamos uma Proposta relativamente ao rio Tinto.

A mesma abordava mais uma vez, boa parte dos problemas que continuam a persistir e que não têm tido a resposta adequada à importância que esta linha de água tem para a cidade e para o ambiente. A questão da Levada, da sua ponte pedonal – que desapareceu vai para quatro anos – da cascata e do talude junto ao Centro de Saúde,que apresenta algumas fissuras no passeio, mesmo tendo uma intervenção há muito pouco tempo, que foi a terceira em tão pouco tempo… A Proposta foi aprovada por unanimidade.

A mesma unanimidade teve uma Saudação à “6.ª Caminhada em Defesa do Rio Tinto”, promovida pelo MOVE – Movimento em Defesa do Rio Tinto, que teve a presença de centenas de partuipantes.

De seguida foi a vez de apresentar uma Moção ao 1.º de Maio. Em que se sublinhava e chamava à atenção para a grave situação que o Pais atravessa, em que há um cerrado ataque aos trabalhadores e às classe mais desfavorecidas por parte do actual Governo. O documento foi aprovado por maioria, com uma abstenção do PSD…

O problema da água e a intenção do Governo privatizar este bem importante bem natural, também foi levado e falado na Assembleia de Freguesia, por iniciativa da CDU através de uma Moção que foi aprovada por maioria, já que teve uma abstenção do PSD…

 

A finalizar, foram feitas várias perguntas relativas a problemas de interesse para a população.

Falamos sobre o novo sistema de limpeza e recolha de lixo. Das zonas envolventes da linha do Metro e da Nova Lei do Arrendamento.

Relativamente à manutenção das zonas envolventes da linha do Metro, nota-se o crescimento do matagal. O caso deve preocupar as entidades envolvidas, para que não se chegue à situação do ano passado. É importante que a Metro e a Câmara de Gondomar cheguem a um entendimento quanto a esta situação.

Por fim abordamos a questão do NRAU e a sua insidência no seio de muitas famílias, essencialmente nas mais idosas e as que tem baixos rendimentos. Questionando a Junta sobre a possibilidade do apoio jurídico.

Período da Ordem do Dia – Nas Contas de Gerência de 2012 e na Apresentação e Votação da Primeira Modificação Orçamental de 2013 a CDU optou pela abstenção.


Rio Tinto,30 de Abril 2013


Autoria e outros dados (tags, etc)

por cduriotinto às 23:48



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




adermacchado