Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cduriotinto



Segunda-feira, 12.04.10

CDU APOIA A 4.ª CAMINHADA PELO RIO TINTO

 

Ninguém pode alterar a Natureza,
mas todos podem melhorá-la
!

 

Passaram quase quatro meses desde a noite em que o rio Tinto transbordou, causando sérios estragos à cidade e a muitos dos seus habitantes, essencialmente àqueles que têm as suas habitações junto do leito de cheia.

Foram muitas as vozes que lamentaram o sucedido, no entanto poucos foram os que assumiram as suas responsabilidades.

No entender da CDU, o que se passou, veio pôr a nú um conjunto de erros, de natureza urbanística e ambiental, cometidos pelos Executivos da Câmara Municipal de Gondomar na bacia hidrográfica do rio Tinto ao longo das duas últimas décadas.

O facilitismo na emissão de pareceres e autorizações por parte das entidades responsáveis para a construção em zonas de leito de cheia e para o desvio e entubamento deste curso de água, também originaram o actual estado de degradação e perigosidade das margens e leito do rio Tinto.

Evidentemente que o mau planeamento e execução das obras da linha do Metro também contribuíram para as graves consequências das cheias de Dezembro, sobretudo na zona das Prelinhas onde, contrariando a Declaração de Impacte Ambiental (DIA) e o Relatório de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAP) a Metro do Porto entubou mais umas dezenas de Metros do rio Tinto. Impunha-se, por isso que a Metro do Porto, enquanto dona da obra, assumisse as suas responsabilidades perante os danos causados... tanto não o fez, como agora se nega a assumir as responsabilidades dos estragos causados a juzante dos estaleiros, como por exemplo os estragos junto ao Centro de Saúde, a cascata da Levada e a ponte centenária que ali existia.

Naturalmente que muitos dos estragos resultam de um acumular de más decisões politicas de responsáveis autárquicos e de organismos da Administração Central.

Responsabilidade têm também as Águas de Gondomar, uma vez que muito do mal que padece o rio Tinto advém das ligações ilegais que se podem ver durante quase todo o percurso do rio, cabe a esta empresa a responsabilidade das ligações dos ramais dos prédios aos colectores.

Os riotintenses continuam à espera de uma resolução para o seu rio Tinto.

A sua limpeza, a sua requalificação e recuperação do património natural é um dos objectivos desde há muito tempo defendidos pela CDU.

Enqanto isso e apesar de muito prometerem quando estão em campanha eleitoral, os eleitos locais do PS, do PSD e os “Independentes” de Valentim, continuam a nada fazer pelo rio Tinto.

A população está farta e cansada de jogos de “ping-pong” e de falsas promessas e de ser “entretida” com os anúncios e auditorias, que raramente, vêem a luz do dia.

Por tudo isto e muito mais, a CDU apoia a 4.ª Caminhada pelo Rio Tinto, promovida pelo MOVE – Movimento em Defesa do Rio Tinto, e apela a todos os seus simpatizantes e aos riotintenses em particular, a participar nesta importante iniciativa, que se realizará no próximo dia 18 (domingo) tendo como local de concentração, a Praceta do Parque Nascente, palas 10 horas.

 

CDU – Rio Tinto
Abril 2010

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cduriotinto às 23:33



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.




adermacchado