Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

cduriotinto



Domingo, 15.02.09

MAIS E MELHORES TRANSPORTES EM GONDOMAR

Continua em curso a campanha que a CDU decidiu promover em Gondomar, sob o lema  “Mais e melhores transportes públicos para Gondomar”, esta irá decorrer até finais de Março do corrente ano.

De entre os vários problemas que condicionam a vida quotidiana dos gondomarenses, sobressai a ausência de uma rede de transportes públicos com qualidade, devidamente coordenada entre os vários operadores e dimensionada para as necessidades do concelho.

A situação afecta, significativamente, a mobilidade das populações nas suas deslocações dentro do Município e para os concelhos limítrofes.

Convém lembrar que mais de metade da população activa, cerca de 50.000 residentes, sai diariamente do concelho para trabalhar ou estudar.Como resultado do forte crescimento urbanístico das últimas décadas, há hoje em Gondomar muitos aglomerados urbanos de dimensão relevante que não são servidos por transportes públicos, o que deixa os moradores sem outra alternativa que não seja a utilização do automóvel individual, com os efeitos negativos para o meio ambiente e os custos acrescidos nos orçamentos familiares.

As alterações introduzidas pela STCP na sua rede no início de 2007, não resolveram os problemas de mobilidade e as necessidades de transporte da população do concelho, apesar de algumas melhorias introduzidas posteriormente, face aos protestos da população. Essas alterações obrigaram a um maior número de transbordos para os mesmos percursos, diminuíram a oferta de percursos e diminuíram a frequência dos autocarros com o consequente aumento dos tempos de espera, sobretudo à noite e aos fins-de-semana.

Ora, o que é necessário é que a STCP sirva melhor os gondomarenses, cobrindo com a sua rede as novas urbanizações, densamente povoadas.

Em geral, os operadores privados, quer nas carreiras próprias quer nas carreiras concessionadas pela STCP, não garantem a necessária segurança e comodidade dos utentes.

Para além do lançamento de um abaixo-assinado, foi realizado em Outubro um debate, que abordou a realidade dos transportes públicos no concelho, nomeadamente o serviço prestado pela STCP, a oportunidade da criação de uma rede interna de transportes públicos em Rio Tinto e as questões relacionadas com a linha de Metro para Gondomar.

Também circula na internet um abaixo-assinado que pode ser assinado por todos. Para além disso solicita-se que o mesmo seja enviado para endereços de outros camaradas e amigos: http://melhorestransportesgondomar.com

 

Fevereiro 2009

CDU/Gondomar

Autoria e outros dados (tags, etc)

por cduriotinto às 15:01



Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Que Seja Agora!


CANDIDATURA DA CDU


CONFIANÇA NA CDU

adermacchado

FESTA DO AVANTE 2017


ENCONTRO DISTRITAL 2017

adermacchado

!.º de Maio


96º ANIVERSÁRIO PCP


COMÍCIO ANIVERSÁRIO